Tese

Linguateca, Publicações sobre o processamento computacional do português

153 publicações, ordenadas alfabeticamente por autor

[Coelho 1979]
Helder Coelho. A program conversing in Portuguese providing a library service. Doutoramento. Universidade de Edimburgo. 1979. 2.a edição: LNEC, 1980
[Coelho 1980]
Helder Manuel Ferreira Coelho. Elementos para uma engenharia da linguagem. Tese apresentada a concurso para especialista do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Ministério da Habitação e Obras Públicas, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Centro de Informática. 1980.
[Souza 1982]
C.S. Souza. Fundamentos Teóricos Iniciais para o Ensino da Língua-Meta em Programas de Treinamento de Intérpretes Simultâneos. Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 15 de Julho de 1982.
[Filgueiras 1984]
Miguel C. O. Filgueiras. Compreensão da linguagem natural por computador: uma metodologia. Doutoramento. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. 1984.
[Lopes 1986]
José Gabriel Pereira Lopes. Conceptualização de um sistema interlocutor automático. Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa. 1986.
[Souza 1987]
C.S. Souza. Gramáticas de Determinação: uma Ferramenta para o Processamento da Língua Portuguesa. Tese de Doutoramento. Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 29 de Julho de 1987.
[Santos 1988]
Diana Maria de Sousa Marques Pinto dos Santos. A fase de transferência de um sistema de tradução automática do inglês para o português. Tese de Mestrado. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Outubro de 1988. http://www.linguateca.pt/Diana/download/Santos1988TeseMestrado.pdf
[Ranchhod 1988]
Elisabete Marques Ranchhod. Construções nominais com verbo-suporte «estar». Nominalizações e nomes autónomos.. Doutoramento. Universidade de Lisboa. 1988.
[Moreira 1988]
Nelma Resende Araújo Moreira. Representação Semântica de Referências Temporais em Linguagem Natural. Trabalho de síntese, Provas de Aptidão Pedagógica. Universidade do Porto. 1988.
[Neto 1991]
João Paulo da Silva Neto. Integração de Modelos Conexionistas nos Métodos convencionais de Reconhecimento de Palavras Isoladas. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior Técnico. 1991.
[Fonseca 1993]
Ana Cristina de Sena Raposo Paiva Fonseca. Comunicação em Linguagem Natural para um Tutor Inteligente. Tese de Mestrado. Instituto Superior Técnico. 1993.
[Freitas 1993]
Sérgio Antônio Andrade de Freitas. Deíticos e Anáforas Pronominais em Diálogos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1993. http://hannover.inf.ufes.br/sergio/pesquisa/papers/mestrado.ps.gz
[Abraços 1993]
José Abraços. Pronoun Anaphora Resolution. Tese de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 1993.
[Mendes 1994]
Maria Amália Pereira Mendes. Análise Sintáctica dos verbos psicológicos do português. Tese de Mestrado. Universidade de Lisboa. 1994.
[Rodrigues 1994]
Irene Pimenta Rodrigues. Processamento de texto: Interpretação temporal. Tese de Doutoramento. Universidade Nova de Lisboa. 1994.
[Chacoto 1994]
Lucília Maria Gonçalves Chacoto. Estudo e formalização das propriedades léxico-sintácticas de expressões fixas proverbiais. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. 1994.
[Colaço 1994]
António Manuel Maduro Colaço. O vocabulário do discurso científico de vulgarização: Agosto de 1988 - Outubro de 1990. Tese de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa. 1994.
[Pereira 1994]
Luísa Alice Ferreira Santos Tavares Santos Pereira. Como se combinam as palavras? Contributo para um Dicionário de Combinatórias do Português. Tese de Mestrado. Universidade de Lisboa. 1994.
[Baptista 1994]
Jorge Manuel Evangelista Baptista. Estabelecimento e formalização de classes de nomes compostos. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 1994.
[Maia 1994]
Belinda Maia. A Contribution to the Study of the language of Emotion in English and Portuguese. doutoramento. Faculdade de de Letras da Universidade do Porto. Porto. 1994. html
[Medeiros 1995]
José Carlos Dinis Medeiros. Processamento Morfológico e Correcção Ortográfica do Português. Tese de Mestrado. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. 1995. http://www.linguateca.pt/Repositorio/TeseMestradoJoseCarlosMedeiros.pdf
[Freire 1995]
Helena Maria Silva Freire. Determinação e formalização das propriedades sintácticas de adjectivos terminados em -vel. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. 1995.
[Neto 1995]
Paula Alexandra André de Almeida Marquez Neto. Combinatórias lexicais no Discurso da Astronomia: Um Estudo em Estatística Lexical. Tese de Mestrado. Universidade de Lisboa. 1995.
[Dias 1995]
Gaël Dias. An Approach to Machine Translation, An Interlingua machine translation system. Tese de Doutoramento EA - Diplome d´études Aprofondies. Université d'Orleans, France. 1995.
[Ribeiro 1995]
António Ribeiro. Natural Language Generation with Rhetorical Relations and Focus Theory. Tese de Mestrado. Edinburgh University. 1995.
[Reis 1995]
Regina Reis. O vocabulário religioso depois do Concílio Vaticano II. Tese de Mestrado. Universidade de Lisboa. 1995.
[Santos 1996]
Diana Maria de Sousa Marques Pinto dos Santos. Tense and aspect in English and Portuguese: a contrastive semantical study. Tese de Doutoramento. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Junho de 1996. http://www.linguateca.pt/Diana/tese.html
[Oliveira 1996]
L. C. Oliveira. Síntese de Fala a Partir de Texto. Tese de Doutoramento. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. 1996.
[Rino 1996]
Lúcia H. M. Rino. Modelagem de Discurso para o Tratamento da Concisão e Preservação da Idéia Central na Geração de Textos. Tese de Doutorado. IFSC-USP. São Carlos - SP. 1996.
[Bonfante 1997]
Andréia Gentil Bonfante. Uso de Redes Neurais para Correção Gramatical do Português: Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação - USP/São Carlos. 1997. http://nilc.icmc.sc.usp.br/download/AGBmestrado.zip
[Paraboni 1997]
Ivandré Paraboni. Uma arquitetura para a Resolução de Referências Pronominais Possessivas no Processamento de Textos em Língua Portuguesa. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1997. http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/ivandre.zip
[Padilha 1997]
Emiliano Gomes Padilha. Interpretação Temporal: Representação e Raciocínio. Dissertação de Mestrado. Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 1997. http://www.iccs.informatics.ed.ac.uk/~emilianp/works/Dissmest.zip
[Silva 1997]
João Luís Tavares da Silva. Utilização do Paradigma Multi-Agentes no Processamento da Linguagem Natural: um Modelo Voltado à Resolução da Ambigüidade Léxica Categorial na Língua Portuguesa. Dissertação de Mestrado. Instituto de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1997. http://www.pucrs.br/inf/pos/dissertacoes/arquivos/joaoluis.ps
[Villavicencio 1997]
A. Villavicencio. Building a Wide-Coverage Combinatory Categorial Grammar. MPhil Thesis. University of Cambridge. 1997. http://www.cl.cam.ac.uk/users/av208/project.ps.gz
[Cunha 1997]
Cecília Kremer Vieira da Cunha. Planejador de Respostas Explicativas Baseado em uma Biblioteca de Esquemas RST. Dissertação de Mestrado. Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1997. http://peirce.inf.puc-rio.br/serg/pub/ceciliak/DISSERT_PDF.pdf
[Coheur 1997]
Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur. Edite - Um Sistema de Acesso a Base de Dados em Linguagem Natural: Análise Morfológica, Sintáctica e Semântica. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Instituto Superior Técnico. 1997. http://digitais.ist.utl.pt/cstc/le/Dissertations/CSTCLE-1.PDF
[Abrahão 1997]
Paulo Ricardo Carneiro Abrahão. Modelagem e Implementação de um Léxico Semântico para o Português. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1997. http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/paulo.zip
[Franca 1997]
Vítor Hugo Lourenço Franca. Estudo e formalização de léxicos terminológicos: Seguros. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. 1997.
[Agustini 1997]
Alexandre Agustini. Experiência de utilização do formalismo "Gramáticas Síncronas de Adjunção de árvores" para construção de um módulo de transferência estrutural. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1997. http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/agustini.zip
[Camelo 1997]
Hermes A. L. Camelo. Ambientes de tradução inglês-português e ferramentas auxiliares. Dissertação de Mestrado. Departamento de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. 1997. http://www.cin.ufpe.br/~tradutor/trabalhos/TeseTradutor.zip
[Quaresma 1997]
Paulo Quaresma. Inference of attitudes in dialogues (in Portuguese). Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. 1997. http://www.di.uevora.pt/~pq/papers/tesepq.pdf http://www.di.uevora.pt/~pq/papers/tesepq.ps.gz
[Saianda 1998]
M. H. A. C. R. Saianda. A palavra: instrumento de acesso ao poder / O caso particular do debate eleitoral em Portugal em 1986 e 1991. Tese de Doutoramento em Línguística Portuguesa. Universidade de Évora. 1998.
[Caseiro 1998]
Diamantino António Caseiro. Identificação Automática da Língua em Fala Contínua. Tese de Mestrado. Instituto Superior Técnico. 1998.
[Rocha 1998]
Marco Rocha. A corpus-based study of anaphora in dialogues in English and Portuguese. PhD Thesis. School of Cognitive and Computing Sciences, University of Sussex. 1998.
[Rodrigues 1998]
Rosinda Ferreira Baptista de Carvalho Rodrigues. Determinação das propriedades sintácticas das frases simples com a forma N0 V a N1. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 1998.
[Cáccamo 1998]
Mario José Cáccamo. Um Ambiente para a Análise Superficial de Línguas Baseado em Autômatos Finitos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. 1998. http://www.brics.dk/~mcaccamo/tese.ps.gz
[Lopes 1998]
Filomena Maria dos Santos Lopes. Verbos de comunicação: Estudo e formalização das suas propriedades sintácticas. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. 1998.
[Barreiro 1998]
Anabela Marques Barreiro. Propriedades Sintáctico-Semânticas dos Particípios Passados em Português Europeu. Tese de Mestrado. Universidade Nova de Lisboa. 1998. http://www.linguateca.pt/Repositorio/Barreiro98.pdf
[Martins 1998]
Ciro Martins. Modelos de Linguagem no reconhecimento de Fala Contínua. Dissertação de Mestrado. Instituto Superior Técnico. 1998.
[Nascimento 1998]
Teresa Maria Chaby Calado do Nascimento. Construções de segmentação: Propriedades léxico-sintácticas. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 1998.
[Frota 1998]
Sónia Frota. Prosody and Focus in European Portuguese. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa. 1998.
[Neto 1998]
João Paulo da Silva Neto. Reconhecimento da Fala Contínua com aplicação de técnicas de Adaptação ao Orador. Tese de Doutoramento. Instituto Superior Técnico. 1998. ftp://hebb.inesc.pt/pub/jpn/phd/jpn-tese.ps.gz
[Perdigão 1998]
Fernando Manuel dos Santos Perdigão. Modelos do Sistema Auditivo Periférico no Reconhecimento Automático da Fala. Tese de Doutoramento. Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. 1998. http://dragao.co.it.pt/~fp/tese_sum.html
[Marques 1999]
Nuno Cavalheiro Marques. Uma Metodologia Estatística para a Modelação da Subcategorização Verbal. Doutoramento. Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa. 1999. http://ssdi.di.fct.unl.pt/~nmm
[Rebelo 1999]
Ida Maria da Mota Rebelo. Os sentidos de ficar: uma formalização semântico-funcional voltada para o português como língua estrangeira. Dissertação de Mestrado. Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1999.
[Annes 1999]
Ricardo Annes. Abordagem Multiagente para Processamento de Múltiplos Corpora. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1999. http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/ricardo.zip
[Filipe 1999]
Porfírio Pena Filipe. Sistema de Interrogações em Língua Natural para Bases de Dados Modelo Conceptual, Aquisição de Vocabulário e Tradução. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Instituto Superior Técnico. 1999. http://digitais.ist.utl.pt/cstc/le/Dissertations/CSTCLE-2.PDF
[Campanella 1999]
Mario Carlos Campanella. Sistemas Dinâmicos em Inteligência Artifícial e um Aplicativo para Linguagem Natural. Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia de Sistemas do Instituto Militar de Engenharia. 1999. http://www.ipanema.ime.eb.br/teses/1999/tese58.zip
[Branco 1999]
António Horta Branco. Reference Processing and its Universal Constraints. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. 1999. http://www.di.fc.ul.pt/~ahb/diss/
[Móia 2000]
Telmo Móia. Identifying and Computing Temporal Locating Adverbials with a Particular Focus on Portuguese and English. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa. Fevereiro 2000.
[Bick 2000]
Eckhard Bick. The Parsing System "Palavras": Automatic Grammatical Analysis of Portuguese in a Constraint Grammar Framework. Dr.phil. thesis. Aarhus University. Aarhus, Denmark: Aarhus University Press. November 2000.
[Moura 2000]
Paulo Jorge Fecha Alves de Moura. Dicionário Electrónico de Siglas e Acrónimos. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2000.
[Petry 2000]
Tatiana de Oliveira Petry. Uso da Teoria de Centering no Tratamento Computacional de Referências Anafóricas Pronominais no Português Escrito: "Uma Experimentação com Pronomes Pessoais". Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2000. http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/tatiana.zip
[Sant´Anna 2000]
Victor Martins Sant´Anna. Cálculo de Referências Pronominais Demonstrativas na Língua Portuguesa Escrita. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2000. http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/victor.zip
[Karlgren 2000]
Jussi Karlgren. Stylistic Experiments for Information Retrieval. PhD Dissertation. Stockholm University, Department of Linguistics. 2000.
[Hagège 2000]
Caroline Hagège. Analyse Syntaxique Automatique du Portugais. Thèse de Doctorat. Groupe de Recherche dans les Industries de la Langue (GRIL), Université Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, France. 2000. http://digitais.ist.utl.pt/cstc/le/Dissertations/CSTCLE-3.pdf http://digitais.ist.utl.pt/cstc/le/Dissertations/CSTCLE-3.ps.gz
[Baptista 2000]
Jorge Baptista. Sintaxe dos Predicados Nominais construídos com o verbo-suporte SER DE. Doutoramento. Universidade do Algarve, Faro, Portugal. 2000.
[Aires 2000]
Rachel Virgínia Xavier Aires. Implementação, adaptação, combinação e avaliação de etiquetadores para o português do Brasil. Tese de Mestrado. Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, Universidade de São Paulo. 2000. http://www.linguateca.pt/Repositorio/Aires2000.ps
[Muidene 2001]
Soraia Aboo Muidene. Os pronomes i e en(de) no pportuguês dos séculos XII a XVI. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Março de 2001.
[Fernandes 2001]
Ana Maria Monção Fernandes. Índices Linguísticos de Mudança Terapêutica: análise de uma psicoterapia breve no quadro da terapia Centrada no cliente. Dissertação de Doutoramento. Universidade Nova de Lisboa. Março de 2001.
[Mendes 2001]
Paula Estrela Lopes Mendes. O Dicionário de Regionalismos e Arcaísmos do Doutor Leite de Vaconcelos (Letra P). Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Março de 2001.
[Rodrigues 2001]
Maria Celeste Rodrigues. Lisba e Braga: Fonologia e Variação. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Maio de 2001.
[Sousa 2001]
Otília da Costa e Sousa. O Imperfeito num Corpus de Aquisição. Dissertação de Doutoramento. Universidade Nova de Lisboa. Maio de 2001.
[Carvalho 2001]
Paula Cristina Quaresma da Fonseca Carvalho. Gramáticas de Resolução de Ambiguidades Resultantes da Homografia de Nomes e Adjectivos. Tese de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2001. http://label.ist.utl.pt/label/download/TesePaulaCarvalho2001.pdf
[Baptista 2001]
Jorge Baptista. Sintaxe dos Predicados Nominais construídos com o Verbo-suporte SER DE. Tese de doutoramento. Universidade do Algarve. 2001.
[Gasperin 2001]
Caroline Varaschin Gasperin. Extração automática de relações semânticas a partir de relações sintáticas. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2001. http://www.linguateca.pt/Repositorio/TeseCarolineGasperin.ps http://www.inf.pucrs.br/ppgcc/dissertacoes/arquivos/caroline.zip
[Miorelli 2001]
Sandra Teresinha Miorelli. ED-CER: Extração do Sintagma Nominal em Sentenças em Português. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2001. http://www.pucrs.br/inf/pos/mestdout/dissertacoes/arquivos/sandra.pdf
[Silva 2001]
Gilberto Ferreira da Silva. Representação do Léxico para Reconhecimento da Similaridade de Palavras no Português. Dissertação de Mestrado. Departamento de Engenharia de Sistemas do Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro. 2001.
[Soares 2001]
Alexsandro Santos Soares. Gramática de Unificação Funcional: Levantamento de Requisitos para a Geração Sentencial de Português. Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação - USP/São Carlos. 2001. http://nilc.icmc.sc.usp.br/nilc/download/Alex.zip
[Deusdado 2001]
Leonel Deusdado. Ensino da Língua Gestual Utilizando Personagens 3D Virtuais. Tese de Mestrado. Instituto politécnico de Bragança e Universidade do Minho. 2001.
[Alves 2002]
Mário Amado Alves. Engenharia do Léxico Computacional : princípios, tecnologia, e o casa das palavras compostas. Mestrado em Engenharia Informática. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. 20 de Fevereiro de 2002. www.liacc.up.pt/~maa/elc.html
[Greghi 2002]
J.G. Greghi. Projeto e desenvolvimento de uma base de dados lexicais do português. Mestrado. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo. 2002. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/Greghi.pdf
[Pelizzoni 2002]
J.M. Pelizzoni. Preâmbulo ao aconselhamento ortográfico para o português do Brasil - Uma releitura baseada em utilidade e conhecimento lingüístico. Mestrado. Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos, USP. 2002. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/JMPtese.zip
[Monteiro 2002]
Silvia Malena Modesto Monteiro. Desmistificando a Tradução Automática: um estudo sobre seu uso e sua recepção. Mestrado. Universidade Estadual do Ceará. 2002.
[Pizzato 2002]
Luiz A. S. Pizzato. Estrutura Multitesauro para Recuperação de Informações. Dissertação de Mestrado. PUCRS, Porto Alegre. 2002.
[Dutra 2002]
Patrícia Bértoli Dutra. Explorando a Lingüística de Corpus e letras de música na produção de atividades pedagógicas. Tese de Mestrado. PUC - São Paulo. 2002.
[Conde 2002]
Helena Maria de Andrade Conde. Escolhas Léxico-gramaticais em Composições de Alunos Avançados de Inglês Originários de Instituições de Ensino Bilingües e Monolíngües - Um Estudo Multidimensional Baseado em Corpus. Tese de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2002.
[Pardo 2002]
Thiago A. S. Pardo. DMSumm: Um Gerador Automático de Sumários. Dissertação de Mestrado. Departamento de Computação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos - SP. 2002.
[Aires 2003]
Rachel Virgínia Xavier Aires. Linguarudo - Uma arquitetura lingüisticamente motivada para recuperação de informação de textos em português. Prova de qualificação. ICMC-USP. Março de 2003. http://www.linguateca.pt/documentos/QualificacaoRachelAires.pdf
[Caseli 2003]
H.M. Caseli. Alinhamento sentencial de textos paralelos português-inglês. Mestrado. ICMC-USP. Abril de 2003. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/DissHelena.pdf
[Bonfante 2003]
A. G. Bonfante. Parsing Probabilístico para o Português do Brasil. Doutoramento. ICMC-USP. Junho de 2003. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/TeseFinalBonfante.zip
[Almeida 2003]
José João Dias de Almeida. Dicionários dinâmicos multi-fonte. Tese de Doutoramento. Universidade do Minho. 2003. http://natura.di.uminho.pt/~jj/bib/tese.ps.gz
[Cordeiro 2003]
João Paulo Cordeiro. Extracção de Elementos Relevantes em Texto/Páginas da World Wide Web. Tese de Mestrado. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. 2003. http://www.di.ubi.pt/~jpaulo/tese.pdf
[Wlodek 2003]
Marcin Krzysztof Wlodek. O Conjuntivo nas orações relativas em português comparado com o castelhano e o italiano. Mestrado. Universidade de Oslo. 2003. https://www.duo.uio.no/handle/10852/26214
[Saias 2003]
José Saias. Uma metodologia para a construção automática de ontologias e a sua aplicação em sistemas de recuperação de informação. Tese de Mestrado. Universidade de Évora. Dezembro de 2003.
[Módolo 2003]
Marcelo Módolo. SuPor: um Ambiente para a Exploração de Métodos Extrativos para a Sumarização Automática de Textos em Português. Dissertação de Mestrado. Departamento de Computação, Universidade Federal de São Carlos. 2003.
[Othero 2004]
Gabriel de Ávila Othero. Grammar Play: um parser sintático em Prolog para a língua portuguesa. Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Janeiro de 2004.
[Mendes 2004]
Mateus Daniel Mendes. Relações lexicais na geração de língua natural. Mestrado. Universidade de Coimbra. Coimbra. Setembro de 2004.
[Martins 2004]
Bruno Martins. Inter-document similarity in Web Searches. Mestrado. Disponível só na FCUL Technical Report DI/FCUL TR 4-11. Outubro de 2004. http://www.di.fc.ul.pt/tech-reports/04-11.pdf
[Orengo 2004]
Viviane Moreira Orengo. Assessing Relevance Using Automatically Translated Documents for Cross-Language Information Retrieval. PhD Dissertation. Middlesex University. London. 2004. http://www.linguateca.pt/Repositorio/Orengo2004.pdf
[Chaves 2004]
Marcirio Silveira Chaves. Mapeamento e Comparação de Similaridade entre Estruturas Ontológicas. Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2004. http://xldb.di.fc.ul.pt/~mchaves/public/diss_mchaves.pdf
[Langie 2004]
Leonardo C. Langie. Um estudo sobre a aplicação do algoritmo kNN à Categorização Hierárquica de Textos. Dissertação de Mestrado. PUCRS, Porto Alegre. 2004.
[Felippo 2004]
Ariani Di Felippo. Representação lingüístico-computacional dos adjetivos valenciais do português. Mestrado. Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP). 2004. http://www.nilc.icmc.usp.br/~arianidf/Dissertacao.pdf
[Simões 2004]
Alberto Manuel Simões. Parallel Corpora word alignment and applications. Tese de Mestrado. Escola de Engenharia - Universidade do Minho. 2004. http://alfarrabio.di.uminho.pt/~albie/publications/msc.pdf http://alfarrabio.di.uminho.pt/~albie/publications/msc.ps.gz
[Pérez 2004]
Cláudia Pérez. Aquisição de conhecimento a partir de textos para a construção de mapas conceituais. Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2004.
[Silva 2004]
Cassiana Fagundes da Silva. Uso de Informações Lingüísticas na etapa de pré-processamento em Mineração de Textos. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo. 2004.
[Noronha 2004]
Norman Piedade de Noronha. ReQuest (Validating semantic searches). Mestrado. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 2004.
[Santos 2005]
Cícero Nogueira dos Santos. Aprendizado de Máquina na Identificação de Sintagmas Nominais: O Caso do Português Brasileiro. Mestrado. Instituto Militar de Engenharia - IME. 25 de Fevereiro de 2005. http://www.linguateca.pt/Repositorio/DissertacaoCicero2005.pdf
[Matos 2005]
David Martins de Matos. Construção de Sistemas de Geração Automática de Língua Natural. PhD thesis. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. July 2005. http://www.inesc-id.pt/pt/indicadores/Ficheiros/1471.pdf
[Gonzalez 2005]
M. Gonzalez. Termos e Relacionamentos em Evidência na Recuperação de Informação. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Julho de 2005. http://www.inf.pucrs.br/~gonzalez/tr+/tesemarco.pdf
[Delboni 2005]
Tiago Marques Delboni. Expressões de posicionamento como fonte de contexto geográfico na web. Dissertação de Mestrado. 26 de Agosto de 2005. Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais de Belo HorizonteInstituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais de Belo Horizonte http://linguateca.pt/Repositorio/tiago_delboni_master.pdf
[Aluísio 1995]
S.M. Aluísio. Ferramentas de Auxílio à Escrita de Artigos Científicos em Inglês como Língua Estrangeira. Doutoramento. IFSQ-USP. Agosto de 2005 1995. http://www.icmc.usp.br/~sandra/
[Aires 2005]
Rachel Virgínia Xavier Aires. Uso de marcadores estilísticos para a busca na Web em português. Tese de Doutoramento. ICMC - USP - São Carlos. Agosto de 2005. http://www.linguateca.pt/documentos/TeseDoutRachelAires.pdf
[Seco 2005]
Nuno Seco. Geração de uma ontologia lexical para o português: métodos e avaliação. Outubro de 2005. Plano de Estudos para a investigação conducente à obtenção do grau de doutor pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, especialidade de Engenharia Informática http://eden.dei.uc.pt/~nseco/plano_estudos.pdf
[Abreu 2005]
Sandra Collovini de Abreu. Análise de Expressões Referenciais em Corpus Anotado da Língua Portuguesa. masterthesis. Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Brasil. 2005.
[Seno & Rino 2005]
Eloize Rossi Marques Seno & Lucia Helena Machado Rino. RHeSumaRST: Um sumarizador automático de estruturas RST. Mestrado. Departamento de Computação, Universidade Federal de São Carlos. 2005. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/seno2005-dissertacao.pdf
[Chacoto 2005]
Lucília Chacoto. O Verbo Fazer em Construções Nominais Predicativas. Tese de Doutoramento. Universidade do Algarve. 2005.
[Cardoso 2006]
Nuno Cardoso. Avaliação de Sistemas de Reconhecimento de Entidades Mencionadas. Tese de Mestrado. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Outubro de 2006. Republicado como DI/FCUL TR-06-26, Departamento de Informática, Universidade de Lisboa, Novembro 2006 http://www.linguateca.pt/documentos/CardosoTeseASREM.pdf http://docs.di.fc.ul.pt/jspui/handle/10455/3094
[Londrim 2006]
Graciete de Sousa Cruz Londrim. O percurso e o modo do movimento no norueguês e no português: um estudo contrastivo. Mestrado. Universidade de Oslo. Outono de 2006.
[Borges 2006]
Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges. Uso de uma Ontologia de Lugar Urbano para Reconhecimento e Extração de Evidências Geo-espaciais na Web. Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. 2006.
[Londrim 2006]
Graciete S C Londrim. O percurso e o modo do movimento no norueguês e no português : Um estudo contrastivo. Mestrado. Universidade de Oslo, ILOS. 2006. https://www.duo.uio.no/handle/10852/26212
[Sousa Silva 2006]
Rui Sousa Silva. Performance and Individual Act Out: The Semantics of (Re)Building and (De)Constructing in Contemporary Artistic Discourse. Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, Portugal. 2006. http://www.linguateca.pt/Repositorio/TeseMestradoRuiSousaSilva.pdf
[Freitas 2007]
Maria Cláudia de Freitas. Elaboração automática de ontologias de domínio: discussão e resultados. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Janeiro 2007. http://www.linguateca.pt/Repositorio/MCFreitas_Certificada.rar
[Chaves 2007]
Marcirio Silveira Chaves. Uma metodologia para construção de ontologias e integração de conhecimento geográfico. Prova de qualificação. Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. 22 de Fevereiro de 2007. Nota: Proposta de qualificação http://www.linguateca.pt/documentos/proposta_qualificacao_mchaves.pdf
[Cabral 2007]
Luís Miguel Cabral. SUPeRB - Sistema Uniformizado de Pesquisa de Referências Bibliográficas. Tese de Mestrado. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Março 2007. http://www.linguateca.pt/documentos/Dissertacao Luis Cabral - SUPeRB.pdf Slides
[Antiqueira 2007]
L. Antiqueira. Desenvolvimento de Técnicas Baseadas em Redes Complexas para Sumarização Extrativa de Textos. Mestrado. ICMC-USP. Março de 2007. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/Diss-Lucas_pdf.zip
[Caseli 2007]
H.M. Caseli. Indução de léxicos bilíngües e regras para a tradução automática. Doutoramento. ICMC-USP. Abril de 2007. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/tese_HelenaCaseli_revisada.pdf
[Gonçalo Oliveira 2007]
Hugo Ricardo Gonçalo Oliveira. Geração de texto com base em ritmo. Tese de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Julho 2007. http://eden.dei.uc.pt/~hroliv/oliveira07-tese-msc.pdf
[Romão 2007]
Luís Carlos da Silva Romão. Reconhecimento de entidades Mencionadas em Língua Portuguesa: Locais, Pessoas, Organizações e Acontecimentos. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Novembro 2007.
[Loureiro 2007]
João Miguel Sanches Loureiro. Reconhecimento de entidades Mencionadas (Obra, Valor, Relações de Parentesco e Tempo) e Normalização de Expressões Temporais. Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Novembro 2007.
[Amaral 2007]
Patrícia Matos Amaral. The Meaning of Approximative Adverbs: Evidence from European Portuguese. Doutoramento. The Ohio State University. 2007.
[Candeias 2007]
Sara Candeias. Vocalismo dos "clíticos", Sistema fonológico da Beira Interior e algumas considerações sintáctico-semântica. Departamento de Línguas e Cultura, Universidade de Aveiro. 2007.
[Freitag 2007]
Raquel Meister Ko. Freitag. A expressão do passado imperfectivo no português: Variação/Gramaticalização e mudança. Tese de doutoramento. Universidade Federal de Santa Catarina. 2007. http://www.linguateca.pt/Repositorio/FreitagTese2007.pdf
[Carvalho 2007]
Paula Cristina Quaresma da Fonseca Carvalho. Análise e Representação de Construções Adjectivais para Processamento Automático de Texto. Adjectivos Intransitivos Humanos. Doutoramento. Universidade de Lisboa. 2007. http://www.linguateca.pt/Repositorio/TeseDoutPaulaCarvalho.pdf
[Silva 2008]
Daniela Filipa Macedo Braga Moreira da Silva. Algoritmos de Processamento da Linguagem Natural para Sistemas de Conversão Texto-Fala em Português. Tese de Doutoramento. Faculdade de Filoloxía da Universidade da Coruña. Fevereiro de 2008. http://www.linguateca.pt/Repositorio/BragaPHD2008.pdf
[Jr. 2008]
A. Candido Jr.. A. Criação de um Ambiente para o Processamento de Córpus de Português Histórico. Mestrado. ICMC-USP. Fevereiro de 2008. http://www.nilc.icmc.usp.br/nilc/download/dissertacao_arnaldo.pdf
[Simões 2008]
Alberto Simões. Extracção de Recursos de Tradução com base em Dicionários Probabilísticos de Tradução. Tese de Doutoramento. Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho, Braga. Março de 2008. http://www.linguateca.pt/documentos/SimoesPHD.pdf
[Barreiro 2008]
Anabela Marques Barreiro. Make it simple with paraphrases. Automated paraphrasing for authoring aids and machine translation.. Tese de doutoramento. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto, Portugal. December 2008. http://www.linguateca.pt/Repositorio/AB-Thesis_030409.pdf http
[Moraes 2008]
H.R. Moraes. Aspectos Sintaticamente Relevantes do Significado Lexical: Estudo dos Verbos de Movimento. Doutoramento. Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Universidade Estadual Paulista (UNESP). 2008.
[Bakkejord 2008]
Kaja Rindal Bakkejord. Técnicas de substituição e supressão dos clíticos no português do Brasil. Mestrado. Universidade de Oslo, ILOS. 2008. https://www.duo.uio.no/handle/10852/26213
[Maia 2008]
Luiz Cláudio Gomes Maia. Uso de sintagmans nominais na classificação automática de documentos eletrónicos. doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Dezembro de 2008. http://www.luizmaia.com.br/ogma/TeseFinal.pdf
[Caminada 2008]
Nuno Caminada. Identificação Automática de Expressões Cristalizadas Preposicionais em Corpora da Língua Portuguesa. Tese de Doutorado Inédita. Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, Brasil. 2008.
[Teixeira 2008]
Elisa Duarte Teixeira. A lingüística de corpus a serviço do tradutor: proposta de um dicionário de culinária voltado para a produção textual. Doutoramento. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Dezembro de 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-16022009-141747/publico/TESE_ELISA_DUARTE_TEIXEIRA.pdf
[Nogueira 2008]
André Nogueira. Preservação da Web através de replicação distribuída em larga escala. Universidade de Lisboa. Portugal, 2008. Tese de Mestrado pdf
[Martins 2009]
Bruno Martins. Geographically Aware Web Text Mining. Faculty of Sciences, University of Lisbon. March 2009.
[Mota 2009]
Cristina Mota. How to keep up with language dynamics? A case study on named entity recognition.. Tese de Doutoramento. Instituto Superior Técnico. Maio 2009. http://www.inesc-id.pt/pt/indicadores/Ficheiros/3087.pdf
[Guilherme 2009]
Pedro Guilherme. Pragmática, Prosódia Semântica e Tradução. Mestrado. Universidade da Beira Interior, Covilhã. Julho de 2009.
[Chaves 2009]
Marcirio Silveira Chaves. Uma Metodologia para Construção de Geo-Ontologias. Doutoramento. Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Setembro de 2009. Slides http://www.linguateca.pt/documentos/TeseDoutMarcirioChaves2009.pdf
[Fernandes 2009]
Ricardo Queiroz de Araujo Fernandes. Uma plataforma para análise sintática e sua aplicação ao português. Mestrado. Instituto Militar de Engenharia. 2009. http://www.des.ime.eb.br/dissertacoes/2009-Ricardo_Queiroz.pdf
[Pereira Costa 2010]
Hernani Pereira Costa. Automatic Extraction and Validation of Lexical Ontologies from text. Mestrado. Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal. Setembro de 2010. https://student.dei.uc.pt/~hpcosta/mscthesis/Hernani_Costa-MSc-Thesis-2010.pdf
[Reite 2013]
Torun Reite. À descoberta de particularidades no português de Moçambique : Explorações quantitativas e comparativas ?. Mestrado. Universidade de Oslo, ILOS. Oslo. 2013. https://www.duo.uio.no/handle/10852/37080
[Camargo 2013]
Renata Tironi de Camargo. Investigação de estratégias de sumarização humana multidocumento. Mestrado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2013.
[Jansen 2016]
Heidi Jansen. Objeto nulo em português: Observações sobre a sua problemática. Mestrado. Universidade de Oslo. 15 de novembro de 2016.

14 de Outubro de 2017
Adições, comentários e sugestões