Chamadas para o encontro em Faro

Avaliação conjunta para o português
Tentámos que estas chamadas, exclusivamente enviadas por correio electrónico, chegassem ao maior número de pessoas.

Primeira chamada

Caros colegas,

É com o maior prazer que vos convidamos a participar no Encontro Preparatório de Avaliação Conjunta do processamento computacional da língua portuguesa, que terá lugar dia 27 de Junho de 2002 na Universidade de Faro, como encontro satélite do PorTAL (Portugal for Natural Language Processing, 23-26 Junho de 2002, http://label7.ist.utl.pt/portal/).

A avaliação em conjunto da nossa área e, em particular, das várias sub-áreas de aplicação e dos recursos foi desde sempre considerada pelo nosso projecto como fundamental; resolvemos agora, finalmente, agir para que uma ou várias conferências/iniciativas de avaliação conjunta possam de facto acontecer.

O primeiro passo é que todos aqueles que queiram participar neste processo se inscrevam no sítio da rede que criámos para o efeito em http://cgi.portugues.mct.pt/aval_conjunta/, em que juntámos também alguma informação sobre o que entendemos por "avaliação conjunta", a sua motivação, e alguns exemplos concretos de como prosseguir.

O nosso objectivo é que o maior número de participantes possa também encontrar-se fisicamente em Faro no dia 27 de Junho (e por isso pedimos a todos que tratem da viagem e marcação do hotel, usando a informação fornecida nas páginas do PorTAL, com a maior brevidade), mas todos os interessados no processo de avaliação são convidados a inscreverem-se e a participar no processo mesmo que não possam assistir ao encontro. Estamos plenamente conscientes de que a avaliação é uma actividade que exige muito trabalho e que constitui por si só uma área de investigação muito interessante. Prevemos, por isso, que um dos resultados do encontro preparatório que anunciamos aqui seja a definição, calendarização e orçamentação de várias acções de avaliação, definidas durante o período preparatório até ao encontro em Faro conforme o interesse e a existência de participantes nas várias áreas.

Desde já agradecemos que divulguem esta notícia aos vossos colaboradores e/ou outros investigadores a quem possa interessar,

A comissão organizadora,

Diana Santos
Paulo Rocha
Alexsandro Soares
Projecto Processamento Computacional do Português,
http://www.portugues.mct.pt
projecto@informatics.sintef.no

Segunda chamada

Caros colegas,

Em primeiro lugar, gostávamos de agradecer a todos quantos responderam positivamente ao pedido de inscrição no encontro preparatório de avaliação conjunta para o processamento computacional da língua portuguesa.

Em segundo lugar, gostávamos de pedir a todos os que ainda o não fizeram, apenas por incompatibilidade de datas, que o façam, apenas mencionando esse facto na confirmação (ou seja, REGISTEM-SE mesmo que não possam estar em Faro).

É que resolvemos fixar para a data do primeiro de Maio o primeiro passo, ou seja, o de criar uma estimativa de em quantas áreas há interesse suficiente para começar o trabalho o mais depressa possível, juntando por meios electrónicos (listas dedicadas) e dando início a um debate. Após essa data publicaremos no sítio as áreas com investigadores interessados em avaliá-las, e disponibilizaremos meios de contacto directo entre os membros de cada área.

Entretanto, planeamos coligir uma bibliografia sobre avaliação para o português, como outro dos passos para fazer um bom trabalho nesta área, e por isso pedimos para nos enviarem toda a informação sobre trabalhos que versem o assunto, ou que tenham, no vosso entender, um bom trabalho de avaliação (ainda que não versem exclusivamente sobre avaliação). Tal é fundamental para ser possível conjugar realmente esforços e não começar do zero!

Desde já muito agradecidos,

Diana Santos Paulo Rocha Alexsandro Soares
Projecto Processamento Computacional do Português
projecto@informatics.sintef.no