Corpus ReLi

Conteúdo

1. Apresentação

O ReLi (REsenha de LIvros) foi criado no âmbito do projeto Anotadores Semânticos baseados em Aprendizado Ativo, do LEARN, coordenado por Ruy Milidiú (Departamento de Informática - PUC-Rio). Consiste em 1600 resenhas de livros anotadas manualmente quanto à presença de opinião sobre o livro resenhado e sua polaridade.

Descrição detalhada do Corpus está em

2. Características do ReLi

O ReLi contém 1600 resenhas, de 14 livros diferentes, totalizando 12.470 frases e 259.978 palavras. Quantidade de frases por polaridade: Quantidade de segmentos por polaridade:

3. A anotação no ReLi

Não foram consideradas opiniões neutras. Para ser anotado no ReLi, o trecho/segmento em questão deveria apresentar presença de opinião e polaridade (positiva ou negativa), simultaneamente. Não foram consideradas polaridades "a priori", e toda a anotação levou em consideração o contexto.

A anotação foi feita no âmbito da frase (polaridade total da frase) e de segmentos de frases (polaridade de trechos de uma frase que contém polaridade).

Elementos considerados durante a anotação:

Adicionalmente, algumas frases podem conter a etiqueta HELP, que indica frases consideradas difíceis pelos anotatdores.

4. Organização do diretório ReLi e documentação associada

O diretório ReLi está distribuído em 7 arquivos, que correspondem às resenhas de livros agrupadas por autor de livro resenhado, além do arquivo Leia-me. Documentação associada:

5. Léxico do ReLi

Além disso disponibilizamos o léxico do ReLi, cuja criação está descrita em individualmente ou num arquivo rar.

6. Agradecimentos

Cláudia Freitas agradece
Última actualização: 22 de setembro de 2014.
Perguntas, comentários e sugestões