Esfinge - Resposta a perguntas em português

Linguateca   This page in English


O Esfinge é um sistema de resposta automática a perguntas de domínio geral em português. O objectivo de um sistema de resposta automática a perguntas é responder com precisão a perguntas formuladas em linguagem natural. Estes sistemas são diferentes dos muito mais conhecidos motores de pesquisa que procuram documentos com base num conjunto de palavras chave escolhidas pelos seus utilizadores. O Esfinge é um sistema de domínio geral porque não foi particularmente desenvolvido ou está parametrizado para responder a perguntas sobre domínios ou temas específicos.

Um recurso importante usado pelo Esfinge para escontrar as suas respostas é a redundância de informação: isto significa que é muito mais provável que o Esfinge consiga responder sorrectamente a perguntas cuja resposta se encontra em muitos documentos.

O ponto de partida foi a implementação para o português da arquitectura descrita em [Brill, 2003], explorando a redundância existente na Rede onde o português é uma das linguagens mais utilizadas [Aires & Santos 2002].

O sistema participou na tarefa de Resposta a Perguntas do CLEF entre 2004 e 2008, já que esta iniciativa fornece uma excelente oportunidade para avaliar o trabalho feito e conhecer as estratégias usadas por outros sistemas de resposta a perguntas. Para uma descrição mais detalhada do Esfinge, bem como da sua participação no CLEF veja as publicações sobre o Esfinge.

O desenvolvimento do Esfinge terminou no final de 2008, mas o código fonte de alguns dos módulos do sistema pode ser obtido aqui ao abrigo da GNU General Public License.


Última actualização: 15 de Abril de 2010
Envie perguntas, comentários e sugestões